sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Alentejo molhado... mas rodeado de amigos!














No fim de semana anterior, fomos até ao Alentejo. Em Estremoz, ficamos no monte do Manel e, como não seria de estranhar, o acolhimento foi de cinco estrelas. Como não consigo estar parado, meti mãos à obra e, com a ajuda do Luís Montalvão, fizemos alguma plantação e colocamos umas belas pedras no jardim. Infelizmente, o tempo é sempre curto e muito ficou por fazer...
A etapa seguinte foi a vila de Barrancos, onde os nossos amigos Reis têm casa, 2 anos depois da primeira visita. Em 2010, começamos a construção de um pequeno jardim no monte da família, situado na herdade da família. O sitio não podia ser mais isolado, rodeado de montes e vales, de porcos pretos e vacas. Nesta parte do país, a árvore mais comum é a azinheira (Quercus ilex).
Saí do Algarve convencido que iria ter condições para continuar o trabalho de há 2 anos atrás, por isso levei muitas plantas no carro.   
Algo que não esperávamos foi a muita chuva que caiu. É interessante pensar que Barrancos é, talvez, a região mais seca do nosso país, e que durante estes dias não consegui ver céu azul! Algo de que sinto sempre falta, embora reconheça a importância da água.
Mas, mesmo assim, conseguimos avançar mais um pouco com a construção e a plantação do jardim.
Esta região fronteiriça possui uma identidade muito forte e única, própria do seu isolamento, e exemplos disso são o seu dialecto e gastronomia, para não falar de muitas das suas tradições. É sempre um prazer voltar...
Termino com uma foto que mostra bem a nossa riqueza "cultural", pois acho que a festa mencionada deve ser única no mundo... ;-) 

3 comentários:

  1. Zé Júlio, eu tenho muito que te agradecer, pois a obra que deixaste é fantástica e permitiu-me perceber como posso criar socalcos de forma fácil e sem uso de cimento, que quero evitar sempre que possível, para que a minha marca naquela terra seja miníma e possa ser apagada se alguém, no futuro, tiver outras ideias.
    Prefiro não deixar coisas feitas com intenção de serem para a eternidade, pois um futuro dono, depois da mim, poderá ter ideias diferentes.
    Só espero que entenda a beleza daquilo que fizeste e que quero manter.
    E basta que tu coloques uma pedra num qualquer locl para que pareça que esteve sempre ali!
    Na tua obra, noutras paragens do Alentejo, continua a ver-se a tua marca, orgânica e criativa!
    Continuam as "festas da caca" por aqui ... lol
    Eu faço a minha parte!
    Abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Zé Júlio
    Mais uma vez foi um prazer estar contigo e com o Luís. Confesso que fico sempre um bocado fascinado contigo, com o teu método de trabalho e os resultados quase imediatos. Tens uma personalidade que não se confunde com mais ninguém, atiraste-te ao trabalho com uma energia notável, levantas calhaus enormes, cavas a uma velocidade louca e em três tempos surge um apontamento de jardim lindíssimo, com umas pedras aqui e acolá, enquadradas por umas alfazemas e uns tomilhos. Eu fiquei ali a assistir-te nestes trabalhos com um enorme prazer de quem está a aprender um bocadinho de uma arte que desenvolveste de forma muito original e intuitiva

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...