domingo, 16 de dezembro de 2012

Um reboco que vai produzir oxigénio!





No dia em que a primeira flor de clematis desabrochou, fiz uma plantação de musgo no muro recentemente rebocado. A existência de humidade no local, durante uma boa parte do ano, é algo importante a ter em conta e, claro, sombra durante a maior parte do dia.
O processo é bastante fácil, e basta água, algum musgo (se possível com alguma terra agarrada), buttermilk (um derivado do leite conhecido por cá como leitelho ou "natas ácidas" e que pode ser comprado em qualquer supermercado, por ex. no Aldi), e gel desidratado, que obtive do interior de algumas fraldas. Este gel assemelha-se a uma areia branca que, em contacto com a água, fica com um aspeto gelatinoso. 
Estes ingredientes são misturados num liquidificador até se obter uma pasta acastanhada (+/- 30 segundos, dependendo da máquina). O importante é conseguir obter uma pasta homogénea que depois será aplicada onde se pretender, com a ajuda de uma espátula, pincel ou, como eu prefiro, à mão.
As quantidades são as seguintes:
- 500 ml de água 
- 100 ml de nata ácida ou buttermilk
- musgo suficiente para encher o copo da máquina 
- gel de duas fraldas.
 Quase tudo pode ser revestido com esta pasta, deixo-vos aqui algumas ideias: http://www.environmentalgraffiti.com/featured/moss-grass-graffiti/2147?image=3

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...