terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Começar bem o ano...









Finalmente consegui fazer germinar, em tempo recorde, 5 sementes (só as pretas) da nossa bela rosa albardeira (Paeonia broteri), o que obviamente me deixou muito feliz. 
Sendo esta uma das mais belas flores que crescem nos nossos campos, parece que há algum desconhecimento e dificuldade no que respeita à sua germinação. 
Pois bem, este ano consegui fazer germinar quase todas as semente que apanhei em outubro passado, de forma simples e rápida, limitando-me apenas a observar as condições naturais dos locais onde estas plantas crescem exponencialmente. 
Aquando da colheita das sementes, apanhei também algum musgo e terra do local. Já em casa, misturei tudo num saco de plástico e borrifei com água, e de seguida foi fechado e colocado no exterior, num local à sombra e quase esquecido...
Esta semana resolvi abrir o saco e ver o que se passava e, qual não foi o meu espanto, estavam quase todas germinadas!!
O passo seguinte foi plantá-las em vasos e, uma vez mais, reproduzi o seu habitat, colocando algum musgo sobre o vaso. Agora vamos esperar pelas primeiras folhas.
Às vezes complicamos quando a solução está à nossa frente, bastando observar com atenção a natureza... está tudo lá.

Acho que comecei bem o ano de 2014.

6 comentários:

  1. Ola Julio! Impresionante! Lembras as sementes de rosa albardeira que me deste ja ha muito tempo? Pois consegui 2 pequenas plantas... mas tardaram muito, mais de 1 ano em germinar! Uma é mais forte que a outra, espero ter sorte com elas... mas este novo método é impresionante! Feliz ano novo amigo!

    ResponderEliminar
  2. Observar sempre é a melhor tática pra se
    ter bons resultados com as plantas.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. É realmente uma planta muito bonita, eu há uns anos atrás tentei, mas sem sucesso... Vá dando notícias do progresso da sementeira, vou seguir com atenção!

    ResponderEliminar
  4. Muito engenhoso. No fundo reproduziste no saco de plástico o ambiente húmido e quente da terra, propício para a germinação destas plantas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Parabéns!! Adoro passar por aqui. Tenho muita pena que esteja tão longe.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Gostaria de saber como adquirir sementes da Rosa albardeira. Meu e-mail é meicoelho40@gmail.com.

    Cumprimentos,

    Meire

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...