segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Um fim de semana com alguns achados






De vez em quando, tenho fins de semana como este que passou, cheios de achados interessantes e com potencial no projeto da Casa Catita.
Para começar, e finalmente, encontrei num lagar de azeite arruinado as famosas ceiras de esparto, obras de mestres esparteiros, como o senhor José de Encarnação, habitante da região do Fundão e, segundo parece, o último esparteiro do nosso país. Quando este senhor de 90 anos morrer, perde-se para sempre o conhecimento de como fazer estas fantásticas peças em esparto. Na Casa Catita haverá certamente um belo local para expô-la, pois considero-as objetos muitos decorativos.
Ainda no mesmo dia, encontrei no sítio da Picota um par de portas verdes e um pequeno oratório. Este último, depois de um restauro, acho que irá ser usado na sala, e no seu interior vou colocar um pequeno televisor. Para as portas não faltarão ideias, certamente. 
Mais uma vez, o "lixo" de alguns fez as minhas delicias...

4 comentários:

  1. Isso são achados extraordinários! Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelas portas Zé Júlio. São fantásticas e tenho a certeza que com a tua criatividade irás transformá-las em objetos ainda mais interessantes do que já são.
    Quanto ao oratório, estou em dúvida se conseguirás colocar-lhe dentro a televisão., pois na fotografia não se consegue perceber muito bem o seu tamanho.
    Mas o objeto em si tem potencialidade para se transformar.
    Quanto às ceiras, dado o teu dinamismo, não tardará muito que comeces a fabricá-las ... já te estou a ver a fazer ceiras :-)
    Um amigo nosso colocou, durante algum tempo, uma ceira como tapete de quarto, e até me pareceu bonito, só que não sei se era prático, não cheguei a perguntar. Hoje creio que está colocada numa parede
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Olá, estou in love com teu blog! Tua pessoa também e fascinante. Vejo que aqui no Brasil só ricos tem belos jardins e os menos afortunados tem bairros sujos e horríveis, eu gosto muito das plantas mas só tenho salsichas, cebolinhas, pimenteiras e algumas suculentas no meu minúsculo quintal de cerâmicas então tudo esta em vasos. AH tenho também umas kalanchoes. Adoraria ter aulas com você, aprender os truques e admirar o seu dom, abraço e prazer em conhecer te! Márcia Prado

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Márcia pelo simpático comentário! Fico feliz em saber que gostou do blog.

    Júlio Machado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...