segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Mais uma casa algarvia dos anos 30






Há alguns dias fotografei este excelente exemplo de aquitetura algarvia, a norte de cidade de Loulé, na estrada para Querença. Fico sempre encantado com estas fachadas escaioladas. Neste caso, e infelizmente, a pintura está em muito mau estado e, tal como muitas outras casas escaioladas existentes  no Algarve, a sua recuperação é sempre muito difícil.
Neste caso em concreto, a casa está à venda, e,  na melhor das  hipóteses, a  fachada será refeita e pintada de uma só cor, perdendo-se, assim, esta pintura única que marcou o gosto dos anos 30.  

3 comentários:

  1. Que magníficos exemplares Zé Júlio. Nestes anos, não obstante o crash de Nova Iorque, de 29, que afetou o mundo das finanças, o Algarve teve um surto económico extraordinário que permitiu o aparecimento destas peças de arquitetura fabulosas.
    A casa não tem dimensões especiais, parece-me, pois, que em termos de espaço, é semelhante a tantas e tantas outras, mas a decoração parietal é absolutamente de ficar de boca aberta.
    Não obstante o material ser normalíssimo, a originalidade e o colorido dos motivos revela a quantidade de gente com saber e arte que deve pulular por este país à "beira-mar prantado", mas que nem sequer é reconhecida - torna-se um trabalho anónimo!
    E tenho alguma pena, pois as pessoas mais conhecidas, no mundo da arte, mais não são que charlatães oportunistas de meia-tigela, que produzem porcaria, a qual inunda o meio ambiente; a estes sim, espero, a história julgue e condene ao perene esquecimento; a estes sim, espero que voltem ao lixo de onde saíram!
    Fico azedo quando me servem lixo como forma de arte e depois dizem-me que a arte é subjetiva, está nos olhos de quem a vê ... o tanas!!!!!
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Tenho um enorme fascínio por esta pintura escaiolada. Parece-me sempre muito adequada ao clima do Algarve e é um convite à alegria dos sentidos. Por outro lado, quando olhos para estas pinturas, vem-me sempre à memoria os frescos dos palácios de Creta. Há aqui um gosto muito mediterrânico.

    A região de Turismo do Algarve bem que podia financiar a formação de pintores desta técnica. Provavelmente, muitos estrangeiros adorariam ter casas decoradas por dentro e por fora com estas pinturas.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...